STF Concede Indulto a Seis Condenados no Mensalão

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta terça-feira (22) perdão da pena a seis condenados no escândalo do mensalão do PT. Entre os beneficiados estão os
A decisão ocorreu duas semanas após o plenário do STF conceder indulto ao ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP), delegando a Barroso a competência para julgar os demais pedidos individualmente. O ministro considerou que os seis condenados atendiam aos critérios estabelecidos no decreto presidencial de indulto, editado em dezembro pela então presidente Dilma Rousseff. Segundo o decreto, podem receber o benefício presos que já tenham cumprido ao menos um quarto da pena e estejam em regime aberto ou liberdade condicional.
Com o indulto, os beneficiados ficam livres do cumprimento do restante da pena e não precisam mais se apresentar periodicamente à Justiça. Outros condenados no mensalão, como o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas, também já haviam recebido o benefício.
Por outro lado, o ex-ministro José Dirceu teve o pedido de indulto negado. Ele permanece em prisão preventiva devido a suspeitas de envolvimento em novos crimes, investigados no âmbito da Operação Lava Jato, relacionados ao esquema de corrupção na Petrobras.
Comentários (0)
Comentários do Facebook